sábado, 19 de dezembro de 2015

como enfrentar grandes adversidades

Tema: como enfrentar grandes adversidades? Salmo 3 é a primeira oração de Salmos e o primeiro salmo atribuído a Davi. Todos os salmos do Livro I (Sl 1 - 41) são atribuídos a Davi, com exceção dos Salmos 1, 10 e 33. (O Sl 2 é atribuído a ele em At 4:25.) O Salmo 3 é considerado um "lamento pessoal", uma categoria que inclui vários outros salmos: (3 - 7; 1 3, 1 7, 22, 25 - 28, 35, 38 - 40, 42 - 43, 51, 54 - 57, 59, 61, 63, 64, 69 - 71, 86, 88, 102, 109, 120, 130, 140 - 143). O povo de Israel conhecia todos os tipos de Salmos. Eles conheciam, por exemplo, os Salmos de Lamento, usados individual ou coletivamente para expressar a aflição diante do Senhor e pedir socorro; assim como Salmos de Ações de Graças, usados individual ou coletivamente para expressar alegria na misericórdia que o Senhor demonstrara. com mais de 60 Salmos . Estes Salmos devem se usados quando enfrentamos dificuldades e dúvidas, seja individualmente ou em grupo a leitura e estudo desses Salmos podem nos ajudar. Os israelitas passaram muitas dificuldades no Antigo Testamento e sempre as enfrentava orando e cantando os Salmos. Esses Salmos de lamento expressam profundo fervor e fé na misericórdia do Senhor, e são absolutamente honestos diante da aflição enfrentada. Davi escreveu esse salmo depois de fugir de Jerusalém, quando seu filho Absalão tomou o trono (2 Sm 1 5 - 1 8). O rei e os membros de sua corte haviam atravessado o rio Jordão e acampado em Maanaim. O salmo foi composta naquele momento da fuga de Davi. Percebe-se algumas coisas que atormentavam o homem de Deus. Vejamos: 1.O crescimento do número dos inimigos: v.1 – O maior inimigo era o próprio filho; depois, as autoridades e príncipes que se aliaram a ele; por fim, o povo que teve seu coração roubado pelo príncipe que ía ao seu encontro ouvir seus problemas. 2.A diminuição do número dos amigos: v.1 - “Crescendo” é a palavra aterradora. Estar em minoria é ruim. Ver a oposição crescer cada vez mais é pior. 3.O cerco que mostrava não haver saída: v.6 – Inimigos de todos os lados mostrando um quadro perturbador. Dentro do palácio ele estava preso com gente que não sabia se era infiel ou fiel. Poderia ser morto pelas costas e pela própria guarda. Do lado de fora a multidão que se ía animando para o lado de Absalão. A fuga era opção difícil também. 4.Os boatos que diziam que Deus havia abandonado a Davi: v.2 – São muitos os que dizem de mim: não há em Deus salvação para ele”. O salmo fala da hora escura na vida do rei, da adversidade que coloca a própria vida de Davi em risco, mas também pode ser visto como salmo noturno de crentes comuns. Crentes que estão passando por grandes aflições e que se identificam com o quadro descrito pelo salmista. Assim sendo, devemos observar não somente a aflição descrita, mas também a conduta de Davi na aflição, como devemos enfrentar essas situações. 1. PRECISAMOS SABER QUE NÃO ESTAMOS IMUNES AS AFLIÇOES DA VIDA. V 1-2 os adversários de Davi foram aumentando em número. Ele sempre teve inimigos, mas as fileiras foram crescendo diariamente. As coisas estavam bola de neve contra Davi. "Como é que eles aumentaram." " São numerosos" (ver. 1). "Muitos são os" (ver. 2). " milhares do povo, que se puseram contra mim" (ver. 6). Quase todo o Israel tinha abandonado o rei (2 Sam. 15:12). Depois de oferecer sacrifícios, Absalão mandou chamar da cidade de Gilo Aitofel, que era de Gilo, conselheiro de Davi. A conspiração ganhou força, e cresceu o número dos que seguiam Absalão... o versículo 2 relata as palavras de inimigos de Davi. Deus o abandonou... "Muitos são os que dizem de mim: Não há socorro para ele em Deus" (ver. 2). "Ele tem ofendido a Deus, e Deus, que era a sua força, o desamparou. Deus não vai mais salvá-lo. Ele é um réprobo " sua destruição é certa; própria oração será de nenhum proveito " Todos estamos sujeitos a passar por situações difíceis. 2.A SEGUNDA COISA QUE PRECISAMOS SABER É QUE NO MEIO DAS AFLIÇOES DEUS NÃO NOS ABANDONA. V 3-4 Ele lembrou-se de Deus. Especificamente, ele lembrou-se sobre quatro verdades sobre Deus e seu caráter. Deus protege. David diz: "Mas tu, Senhor, és um escudo sobre mim." Um escudo é uma arma defensiva. Se você tem um escudo, você é capaz de desviar os ataques do inimigo. Soldados tinham um pequeno escudo redondo, grande o suficiente para dar proteção, mas pequeno o suficiente para permitir o movimento. Mas Davi vai ainda mais longe. Ele diz que o Senhor é um escudo sobre ele, e não apenas na frente dele, ao seu redor. Davi diz que Deus é a sua protecção completa. Quando estamos sob ataque, podemos nos lembrar de que Deus é a nossa proteção. Ele é o nosso escudo. Deus é suficiente. David diz que Deus é sua "glória". O que significa que Deus é a sua glória? Davi foi rei. Reis tinham uma glória que ninguém mais tinha. Eles tinham dignidade pública, reconhecimento, honra. Mas agora Davi, tinha perdido seu reino . Na verdade, Davi diz, ele não tinha. Ele havia perdido temporariamente quase tudo, mas ele nunca perdeu a sua glória, porque Deus, Davi diz, é sua glória. Você pode perder sua carreira. Você pode perder popularidade e aclamação. Se você receber glória de outra coisa senão Deus, pode e vai perder a sua glória. David diz que Deus é a sua glória. Deus restaura. Davi diz que Deus é o "levanta sua cabeça". "Para levantar a cabeça" é uma expressão hebraica para restaurar alguém que está abatido à sua dignidade e posição. Josep contou o copeiro ( Gen. 40:13 ), "Faraó levantará a tua cabeça e te restaurará ao seu oficio, cargo. Na guerra, os que foram conquistados eram deitados no chão enquanto os conquistadores colocavam os pés sobre seus pescoços. Davi diz que Deus levantou a sua cabeça de novo. Deus restaurar seu povo, mesmo no meio de situações impossíveis. Finalmente, Deus é acessível. Deus responde do seu santo monte. Davi tinha fugido de Jerusalém. Ele havia deixado o local do tabernáculo. Ele não podia ir lá para orar e pedir ajuda a Deus. Mas Davi diz que suas orações chegaram ao santo monte de Deus, mesmo ele não estando lá. Deus é acessível, não importa onde estamos. 3.NO MEIO DAS AFLIÇOES EU POSSO TER PAZ. V 5-6 A mão de Deus era o seu travesseiro, e seu sono foi doce. A paz de Deus QUE excede todo o entendimento, e as tempestades mais selvagens de tentação e perseguição não pode perturbá-lo. O conjunto do Salmo 3 , mas especialmente os versos 5-6, é um drama da vida real que ilustra Filipenses 4: 6-7 : "Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplica com ações de graças sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus . E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. " Isso nos faz lembrar de Jesus adormecido no meio da tempestade (Mc 4:39) e de Pedro dormindo na prisão (At 12). Se cremos nele e buscamos sua vontade, Deus trabalha por nós mesmo enquanto dormimos (121:3, 4; 127:2). Davi declara que não temerá as dezenas de milhares de pessoas organizadas em formação de batalha contra ele, pois Deus lhe dará a vitória (Dt 32:30). 4.DEPENDA COMPLETAMENTE DE DEUS PARA SEU LIVRAMENTO. V 7-8 Deus não apenas deu descanso a Davi, como também o salvou. A oração de Davi no versículo 7 - "Levanta-te, Senhor ! " – remete ao tempo em que, assim como Davi nessa ocasião, o povo de Israel encontrava-se no deserto. Quando a nuvem de glória que os conduzia começava a se mover e o povo levantava acampamento e partia, Moisés costumava dizer (ou cantar): "Levanta-te, Senhor,e dissipados sejam os teus inimigos, e fujam diante de ti os que te odeiam" (Nm 10:35). Davi havia enviado a arca de volta para Jerusalém (2 Sm 15:24-29), mas sabia que a presença de um objeto sagrado não era garantia alguma da presença do Senhor (ver 1 Sm 4). Davi não tinha acesso ao tabernáculo nem ao ministério dos sacerdotes, mas era espiritual o suficiente para saber que o amor e a obediência de seu coração eram tudo o que Deus queria. Não tinha consigo a arca do Senhor, mas tinha consigo o Senhor da arca! Não podia oferecer sacrifícios de animais nem incenso, mas podia levantar as mãos para adorar a Deus (141:2). A glória de Deus estava com ele (v. 3), como também a bênção de Deus (v. 8). O inimigo que se levantasse! (v. 1). Deus também se levantaria e lhe daria a vitória! No versículo 1, muitos HAVIAM se levantando contra Davi. Agora, ele usa o mesmo verbo pedir a Deus que se levante contra seus inimigos. No versículo 2, os céticos de Davi havia dito que Deus não iria salva-lo. Aqui, Davi usa o mesmo verbo para pedir a Deus para salvá-lo. Ele descreve seus inimigos como bestas vorazes que com seus dentes, pronto para devorá-lo. Assim Davi pede a Deus para quebrar os dentes, o que os tornaria impotente.
Por que continuar acreditando – Hebreus 11:13-16 Você crer que o céu é uma realidade. Isso pode parecer uma maneira estranha de começar um sermao, mas é uma afirmação verdadeira, e a verdade é sempre um bom lugar para começar. Tudo neste sermão é sobre o céu. E se você não acredita no céu, então este sermão não fará qualquer sentido para você, porque há muitas coisas que os cristãos fazem , e isso só pode ser explicado porque acreditamos no céu. E é aí que reside o problema. Acreditamos em um lugar que não podemos ver, sentir, tocar, ou apreender usando seus cinco sentidos. Céu, por definição, está além deste véu visível, visto, palpável, tangível, real-para-nós. Como podemos dizer ou acreditar ou imaginar que há outro mundo lá fora em algum lugar, para além do horizonte, não demonstrável por qualquer dos meios que normalmente usamos quando falamos de prova? Quero dizer, como sabemos que há um céu? Se você estudar Hebreus 11:13-16, você rapidamente vai vê que aparece neste capítulo como uma espécie de parênteses, como se o escritor fosse exaltando as virtudes da fé de Abel, Enoque, Noé, Abraão e Sara (vv. 4 -12), e de repente pensa consigo mesmo: "As pessoas nunca vão acreditar nisso então é melhor eu explicar isso." Isso é o que está acontecendo aqui. O escritor quer que consideremos por que certas pessoas fazem o que fazem, isto é, por eles decidem viver de uma maneira que parece radicalmente diferente do resto do mundo. Se você voltar a Hebreus 10:32-34, você encontrará uma descrição dos primeiros dias da igreja, quando os novos crentes encontraram enormes dificuldades por causa da sua fé: 1) Eles permaneceram fiéis apesar do terrível sofrimento (v. 32). 2)Eles foram expostos ao ridículo público (v. 33). 3)Eles foram perseguidos (v. 33). 4)Eles ajudaram outros que sofriam da mesma maneira (v. 33). 5)Eles mostraram simpatia àqueles lançados na prisão (v. 34). 6) Eles perderam tudo que tinham (v. 34). . 7) Eles aceitaram com alegria (v. 34). Essa é a parte difícil-a. Aceitar tudo isso com alegria. Sempre admiramos as pessoas que podem dizer: "Eu não vou desistir", quando seria mais fácil parar. Mas isso é exatamente o que o escritor está falando. Eles aceitaram tudo com alegria. o que é difícil de fazer. Mas esta maneira de viver, este sorrir quando você for roubado, quando vier as provas, é assim que vivem os cristãos. Novamente, isso é um tópico difícil de entrar em nossa mente, e eu acho que o escritor sabia que é por isso que ele acrescentou esta palavra de explicação em Hebreus 10:34. "eles sabiam que tinham um tesouro muito mais sólido e duradouro no céu" (Phillips). Outras traduções usam frases como "possessão melhor e permanente" (NVI). "porque sabiam que tinha algo melhor, algo que iria durar para sempre." Algo melhor. Algo que duraria para sempre. Essa é uma boa descrição do céu. Nada na Terra é melhor do que o céu. E, ao contrário as coisas da terra passam, o céu dura para sempre. Por isso, damos o que temos aqui (ofertamos,ajudamos), porque não podemos mantê-lo de qualquer maneira e nós sabemos que temos algo melhor que nunca será tirado de nós. É tudo sobre o céu. Então, se você não acredita no céu, você não vai viver como um cristão, e não fará muito sentido para você em tudo. Não é tolo aquele que abre mão do que não pode reter para ganhar o que não pode perder. Jim Elliot Isso é o que está na mente do escritor em Hebreus 11:13-16. Ele interrompe sua longa lista de heróis que viveram pela fé para nos levar para os bastidores, para que possamos fazer algumas perguntas. . . Abel, por que você ofereceu um sacrifício melhor e acabou sendo morto por seu irmão? (V. 4) Enoc, por que você andou com Deus e depois desapareceu? (Vv. 5-6) Noé, por que você construi uma arca, quando todos, exceto a sua família pensavam que você estava louco? (V. 7) Abraão, por que você iria deixar a segurança de Ur e caminhar para o desconhecido? (V. 8) Abraão, Isaac e Jacó, por que você viveu em tendas por muitos gerações? (Vv. 90-10) Abraão e Sara, por que você sonharam ter um filho quando você está 100 e 90 anos de idade? (Vv. 11-12) Estas perguntas não são hipotéticas. Eles vão para o coração . E nos mostra porque nós fazemos o que fazemos, inclusive por que fazemos algumas coisas que o mundo considera como absolutamente ridículo. Então, como vamos explicar a nós mesmos? A resposta é, é tudo por causa de algo que estar alem o céu, e se o céu não é real, então nós temos desperdiçado nossas vidas perseguindo um sonho que acaba por ser nada. Perguntamos por que continuamos a acreditar? Hebreus 11:13-16 nos oferece algumas lições. I. Porque temos uma fé que nunca desisti diante dos obstáculos da vida. V 13 O que me chama a atenção é que todos estes morreram na fé, isso significa que eles foram até o fim de sua jornada aqui na terra, mas firmes na fé, sem desanimar. Eles não olharam para trás. Não olharam para os problemas da vida. Nós temos a tendência de maximizar o nosso problema e minimizar nossa fé. Deus lhe chamou não foi para ser um derrotado, um perdedor. Sobre sua vida tem a promessa de vitória, que o diabo queira ou não. Porque não devemos desistir diante dos obstáculos. 1.Porque Deus é maior do que todos os maiores problemas do mundo, e os seus problemas não são os maiores do mundo. 2.Porque Deus nos prometeu vitorias em todas as circunstancias da vida. 3.Porque tudo é possível para aquele que tem fé. 4.Porque fomos chamados para sempre avançar e nunca desistir. II. Nós vivemos por um padrão diferente. V 13 " Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra."(v. 13). Gn 23; sou estrangeiro e morador entre vós... era a confissão de Abraão. O que ele quer dizer é, todos os heróis da fé viveram e morreram sem nunca entrar completamente no que Deus lhes havia prometido. Eles eram como marinheiros que viram o litoral a uma grande distância, e pararam acenando e gritando e dizendo: "Veja, lá está ele! O que é uma bela terra! E olharam para todas aquelas pessoas! Eles estão acenando para nós. "Os marinheiros veem a terra, mas seu navio não atingi a costa. Então, eles navegam, com as memórias de um porto que nunca parecem alcançar. Os cristãos são estrangeiros e peregrinos na terra. Cada dia o Espirito Santo nos lembra que "nós não somos daqui." Estamos em uma cidade estranha, procuramos alguém que olha como nós. Peregrinos...parepidemos significa quem permanece por pouco tempo. 1.Temos uma linguagem diferente, não somos daqui. , "Nós não somos daqui." 2.Temos uma maneira de pensar diferente. 3.Temos um comportamento diferente. Não temos nenhum parentesco com este mundo. Não vivemos conforme o mundo, nosso estilo de vida sempre será diferente. Todos que ousaram viver pela fé tiveram um padrão de vida diferente. Abel foi diferente de Caim, viveu para agradar a Deus, Caim viveu para si mesmo. Teve um comportamento reprovado por Deus. Enoque não seguiu o padrão de vida dos homens ímpios dos seus dias, mas procurou agradar o coração de Deus. Noé foi um homem justo, integro e reto no meio de sua geração pervertida. Os verdadeiros cristãos "não são daqui." Esse é o ponto principal do versículo 13. Nós somos de outro lugar, um reino não visível ou palpável. Temos um cartão que diz: "Cidadão do Céu". Quem vive pela fé é diferente. A igreja não pode ter a cara do mundo. Ela não serve a dois senhores. III. Temos uma esperança diferente. Mas há mais nesta história. "Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria. E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de retornar. Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Pelo que também Deus se não envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade"(vv. 14-16a). Spurgeon nos dá a sua mensagem inteira em apenas uma frase: "Nossas expectativas são nossos maiores bens." Isso é muito bom Essas seis palavras resumem toda a vida cristã e por que continuar acreditando. Temos "expectativas" de algo muito melhor do que qualquer coisa que este mundo possa oferecer. Vivemos por um padrão diferente e morremos com uma esperança diferente. Morte para o crente não é o que é para o incrédulo. Para aqueles que conhecem Jesus, a morte é ir para casa, para nosso verdadeiro lar, nosso lar eterno, para o lugar onde quando chegarmos lá, vamos dizer, "Aqui é onde eu pertenço." IV. Esperamos uma recompensa diferente. V 15-16 E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de retornar. Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Pelo que também Deus se não envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade" O nosso texto termina com uma palavra sobre a nossa esperança para o futuro. ". Pelo que também Deus se não envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade"(" (v. 16). Hebreus 11 duas vezes menciona a ideia de uma cidade. Versículo 10 diz que Abraão estava procurando "uma cidade" com fundações eternas, projetada e construída por Deus. Agora, no versículo 16 nos é dito que Deus já tem preparado essa cidade. O conceito de cidade celestial significa que não estaremos sozinho. Estaremos com o Senhor e com o seu povo para sempre. Comunhão Apocalipse 22:2 diz que na Nova Jerusalém, há um grande rio que flui do trono de Deus no meio da rua principal. "Em cada lado do rio estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto a cada mês. "Basta pensar nisso como provisão de Deus para todo o seu povo, sempre e para sempre. O nosso texto termina com este pensamento maravilhoso. "Deus não se envergonha de chamar seu Deus." Às vezes temos vergonha um do outro, frequentemente temos vergonha de nós mesmos. Há momentos que olhamos no espelho e dizemos: "Você deveria ser uma pessoa melhor agora." Quem não Já se sentiu assim. Você pediu perdão, e então você fez de novo. Você disse algo cruel sobre um amigo. Você quebrou uma promessa. Você culpou outra pessoa. Você deixou de orar. Você pecou em segredo. Você cometeu adultério em seu coração. Você foi severo com seus filhos. Você quebrou seus votos a Deus. Se você olhar no espelho por muito tempo, você é obrigado a se sentir mal sobre si mesmo. Romanos 3:23 se aplica aos cristãos também. É por isso que Martin Lutero enfatizou a justificação pela fé como a doutrina principal da fé. a nossa única esperança do céu. Se pretendemos fazê-lo pela reforma moral, nós nunca vamos chegar lá. Se você olhar no espelho por muito tempo, você é obrigado a se sentir mal sobre si mesmo. Então como é que Deus não se envergonha de nós quando estamos tão envergonhados de nós mesmos? Tem a ver exclusivamente com a sua graça. Quando você começa na vida cristã, você percebe que você tem um longo caminho a percorrer, mas você pensa para si mesmo: "Eu tenho uma vida inteira para crescer na graça." Mesmo que você sabe que nunca vai alcançar a perfeição em Nesta vida, mas você decidiu que vai crescer que vai viver mais perto de Deus. E, enquanto você luta com vários pecados, maus hábitos, tendências e uma longa lista negativa, você pensa, "Algum dia eu vou ser uma pessoa melhor." Afinal, quando alguém aponta uma fraqueza em nós, o que nós normalmente dizemos? "Estou trabalhando nisso", que significa: "Dê-me tempo e eu vou ficar melhor." Mas e se você não viver tempo suficiente para isto? Esse é o dilema que um jovem enfrentava, sabendo que ele não tinha muito tempo de vida. E foi justamente neste ponto que ele encontrou a sabedoria de Deus. Ele percebeu, "Eu não vou viver tempo suficiente para ficar melhor. Vou ter que morrer do jeito que eu sou agora. "Isso é uma verdade chocante e decepcionante. E o relógio está correndo! O que você faz então? É a graça de Deus ou nada. Mas Deus prova o seu amor para conosco em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. Você viu a palavra "ainda"? Ainda pecadores. A palavra "ainda" vem de uma pequena palavra grega-eti. Cristo morreu por nós sendo nós "ainda" pecadores. Mas eti pequena palavra se aplica a nós também. Fomos e "ainda"somos pecadores. Eu ainda sou um pecador, e eu sei que não vou melhorar muito, mas descanso no fato de que cristo morreu por mim enquanto eu ainda era um pecador. " Esse é o verdadeiro evangelho de Cristo. Isso é o que realmente significa ser salvo. Essa é a nossa esperança. Eu não tenho um plano B. Jesus é a minha única esperança do céu. Romanos 10:12 diz que aqueles que confiam em Jesus jamais será confundido. Hebreus 11:16 .Deus não se envergonha deles, de ser chamado seu Deus.... Por que continuamos a acreditar? Porque não há nenhum Deus como nosso Deus e Salvador como Jesus. Ele não nos julga pelo que somos, mas pelo que vamos algum dia ser. porque Deus não se envergonha de ser o nosso Deus, hoje, amanhã e sempre. 5.temos um destino diferente. V 16 Nos temos uma pátria que não é aqui. Ela é superior , é celestial. As motivações desses homens de fé não eram terrenas eram celestias, espirituais e não terrenos. Fl 4.20, pois a nossa pátria está nos céus... Nos somos apenas peregrinos neste mundo de tantas trevas e pecados. Seu destino é a presença de Deus, é estar junto de Deus para sempre. Diga meu futuro é o céu. “O homem sábio tem o céu como sua pátria, e esta terra como um lugar estranho”. Ele nos destinou para o céu, e não importa quantos erros podemos cometer ao longo do caminho, sua graça é mais do que suficiente para cobrir todos eles. Ele pretende levar todos os seus filhos remidos para o céu . 6. Durante o tempo da nossa peregrinação nossa vida será incompleta. Os patriarcas nunca encontraram algo que o completassem nessa vida. Porque nós só seremos completos na presença de Deus. Eles desejavam uma pátria melhor. Aspiram no grego “orego” esticar-se, ou estender a mão, aspirar por,esforçar-se por. Não encontraremos a paz na sua perfeição aqui nesta terra. Não encontraremos a felicidade completa aqui. Não teremos a alegria na sua plenitude aqui. Tem algo a mais que nos espera.