quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Tema: Lições de um ribeiro seco


Tema: O preço de seguir a Jesus


Tema: Quando o melhor se transforma no pior


TEMA: vivendo tempos de angústias.



Jonas 2.1-5

A nossa vida é marcada por aflições, todo cristão estar sujeito a passar por aflições. Jesus falou da realidade das aflições Jô 16.33.

E a grande dificuldade que encontramos é que achamos que a nossa vida deve ser só de conquistas.

Quando a bíblia fala que sou mais que vencedor, tenho que ler o contexto. Quando fala que posso todas as coisas naquele que me fortalece tenho que observar o mesmo principio.

- para o budismo viver é sofrer, mas nós sabemos que a vida não é só sofrimento tem sofrimento, angustias mas as alegrias superam as angustias.

- o cap 2 do livro de Jonas nos mostra um homem que estar em grande aflição. E o que nos aprendemos com ele. Que lições podemos tirar deste texto.

I. A NOSSA ANGÚSTIA PODE NOS LEVAR À PRESENÇA DE DEUS - 2.1

Até então nós não encontramos Jonas orando, em nenhum determinado momento de sua vida ele ora a Deus.

Não orou quando desceu a jope, não orou quando comprou a passagem para tarsis, não orou quando veio a tempestade, não orou quando foi atirado ao mar. Jonas não ora.

A desobediência sempre enfraquece a vida de oração.

- foi no ultimo estagio de existência na vida de Jonas que ele buscou a presença de Deus. Ele sabia que era o seu fim. Muitas das vezes só buscamos a Deus quando se acabam os nossos recursos.

- nossas angustias e problemas nos levam a presença do mestre. Quantos exemplos temos na bíblia de pessoas que foram a presença de Deus por causa dos seus sofrimentos. Jonas buscou ao senhor.

II. NO MEIO DA NOSSA ANGUSTIA DEUS ESTAR COM OS SEUS OUVIDOS ATENTOS AO NOSSO CLAMOR. 2.2

Uma das verdades mais alentadoras da bíblia é que Deus ouve as nossas orações. II Cr 7.14 Deus fala que ele ouve dos céus o nosso clamor. Jr 33.3 clama a mim e eu te responderei.

- Deus não estar com os seus ouvidos agravados para não ouvir o nosso clamor. Se você clamar ele vai te ouvir.

- Bartimeu clamou e Jesus parou para ouvi-lo.

- Jonas diz clamei ao senhor e ele me respondeu. Sl 50.15 E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás.

- não importa a situação em que você se encontre você pode clamar a ele .

-  Gn 35.3 E levantemo-nos, e subamos a Betel; e ali farei um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia...

III. A DISCIPLINA DE DEUS É UMA PROVA DE SEU AMOR POR NÓS - 2.3

-Jonas sabe que tudo o que esta acontecendo com ele não é algo casual, mas é a mão de Deus, é o senhor que o estar disciplinando por causa da sua desobediência.

- a disciplina de Deus não é para nos destruir e sim nos restaurar. Nos levar de volta a sua presença.

- Jonas sabe que é Deus que está fazendo tudo isso em sua vida. ele diz ... pois me lançastes no profundo.

- a disciplina é uma prova do seu amor para conosco. Os sofrimentos e angustias que passamos é a vara da disciplina de Deus.

IV. A MAIOR TRAGÉDIA DO NOSSO PECADO É ELE NOS AFASTAR DA PRESENÇA DE DEUS - 2.4...

E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos.

-O pedágio mais caro que o pecado cobra é dar ao homem o que ele deseja.

- o pecado leva o homem para longe da presença de Deus, e não há nada mais terrível e angustiante do que viver longe de Deus.

- o pecado nos lança fora da presença de Deus, da comunhão com Deus, das maravilhas de Deus.

- Você já imaginou quais os sentimentos de adão depois que foi expulso do jardim do edem.

- Jonas manifesta o seu desejo pela casa de Deus. O pecado nos afastar da casa de Deus.

V. QUANDO SAIMOS  DA PRESENÇA DE DEUS, VAMOS PASSAR POR SERIOS PROBLEMAS  - 2.5

- ninguém é feliz fora da presença de Deus, quantas pessoas que estavam com uma vida onde tudo ia bem, de repente  elas saíram da presença de Deus, e ai perderam famílias, empregos, saúde, dinheiro.
- o filho prodigou quando deixou a casa do seu logo ele perdeu tudo o que possuía, e começou a padecer necessidades, a ter fome.

- porque longe de Deus não temos o pão que nos alimentar. O pão è Jesus. Não podemos deixar que nada nos afaste da presença de Deus.

- RT 1 quando elimeleque deixou Belém( casa do pão) e foi para Moabe logo perde sua vida e a de seus filhos.

Os desafios de Deus para nossa vida hoje:
1. Não deixe o pecado lhe afastar da presença de Deus.
2. Se você está passando por uma situação difícil clame ao Senhor ele vai lhe ouvir.
3. Se você está E levantemo-nos, e subamos a Betel; e ali farei um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia disciplinado pelo Senhor saiba que é porque ele te ama.
4. o melhor lugar para se viver é na presença de deus.
Na presença dele temos alegria.
Na presença dele temos vitoria.
Na presença desfrutamos da sua bondade.


Tema: 4 princípios para uma vida de êxito



Texto: mc 10.46-52
Então chegaram a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas.
Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: "Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! "
Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: "Filho de Davi, tem misericórdia de mim! "
Jesus parou e disse: "Chamem-no". E chamaram o cego: "Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando".
Lançando sua capa para o lado, de um salto, pôs-se de pé e dirigiu-se a Jesus.
"O que você quer que eu lhe faça? ", perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: "Mestre, eu quero ver! "
"Vá", disse Jesus, "a sua fé o curou". Imediatamente ele recuperou a visão e seguia a Jesus pelo caminho 
Marcos 10:46-52
Fica bem evidente que quando olhamos a vida de uma pessoa que superou uma crise, venceu uma dificuldade, conseguiu sair de uma situação de desespero para uma vida bem sucedida e tranquila, vamos encontrar alguns fatores que estiveram presentes e que foram as bases para o êxito dela.
Às vezes temos a tendência de que as coisas na vida cristã acontecem como se fossem algo mágico, o comportamento cristão não é de inatividade mas sim de atividade.
Zaqueu precisou romper uma multidão,subir em uma arvore,receber Jesus em casa para que algo acontecesse em sua vida.
Abraão deixou  a sua terra para viver uma promessa.
Raabe escondeu os espias, como resultado toda a sua família foi salva.
Rute deixou a sua terra,família e tudo para trás se arriscou indo para um mundo desconhecido, como resultado se tornou uma personagem marcante na historia bíblica.
Certamente muitas coisas aconteceram em sua vida como resultado de um comportamento seu.
Eu quero hoje deixar alguns princípios que se observados nos levaram a uma vida de êxito.
O texto bíblico nos mostra a historia de um homem que teve sua vida drasticamente mudada.
Ele deixa uma vida de cegueira,escuridão, uma vida sem nem uma perspectiva, mendigo,miserável e se torna um seguidor de Jesus de Nazaré.
O que ele pode nos ensinar:
1.o nosso êxito precisa passar por um espírito determinado. V 48
Determinação é uma certeza, uma força, uma energia, intima de direcionamento.
Determinação é a firmeza que uma pessoa tem em si mesma quando luta por algum ideal, mesmo correndo risco de errar.
É uma força que existe dentro de cada um, que precisa ser colocada para fora, para enfrentar os desafios da vida de uma maneira mais positiva e obter mais sucesso.
O que não falta neste homem é determinação, persistência.
Eu imagino que este homem mesmo sabendo que não viesse a ganhar nenhuma esmola, mesmo assim ele fica ali a beira da estrada e não se cansava de pedir.
Sua determinação também é evidenciada quando as pessoas mandam que ele se cale e ele ai é que clama mais alto. Determinação.
O poder da determinação
O garoto era o encarregado de chegar mais cedo, todos os dias, e acender o  carvão no antiquado fogão, a fim de aquecer a sala antes da chegada da professora e dos colegas.
Era uma escola rural e todos os dias, o menino atendia à sua obrigação.
Certa manhã, quando chegaram a professora e os meninos, a escola estava em chamas. O garoto foi retirado, inconsciente do prédio. Mais morto do que vivo. Toda a parte inferior de seu corpo estava tomada por queimaduras sérias.
De sua cama, pôde ouvir o médico dizendo para sua mãe que ele não tinha chances de viver. Segundo o médico, morrer seria uma bênção para o pequeno, pois o fogo tinha arrasado toda a parte inferior do seu corpo.
Mas o corajoso menino decidiu que iria viver. Tanto lutou que sobreviveu.
Então, outra vez, ele ouviu o mesmo médico dizendo para sua mãe que ele estava condenado a viver como um inválido. Seus membros inferiores estavam inutilizados.De novo, o garoto tomou uma decisão: ele voltaria a andar, não importa o que custasse.
Infelizmente, da cintura para baixo, ele não tinha controle motor. As suas pernas finas estavam ali penduradas, mas inúteis.
Quando recebeu alta do hospital, sua mãe o levou para casa. Todos os dias massageava as suas pernas. Mas ele não sentia nada.

Nem sensação, nem controle, nada. Contudo, não desistia. Ele queria voltar a andar.Certo dia, a mãe o colocou na cadeira de rodas, e o levou para o quintal, para tomar sol. Ele ficou ali, olhando a cerca, a poucos metros. Então, se jogou no chão e se arrastou pela grama, até a cerca.
Com esforço imenso agarrou-se à cerca e se levantou. Começou a se arrastar, estaca após estaca, ao redor do quintal. Estava decidido a andar. Fez isso em todos os outros dias, até ter aplainado um caminho junto à cerca. Ele queria andar. E andaria. Daria vida outra vez àquelas pernas.
Por fim, depois de massagens diárias e muita determinação, ele conseguiu a habilidade de ficar de pé, depois dar uns passos, embora vacilantes. Finalmente, caminhar. Depois, correr.
Começou andando até a escola. Depois, decidiu que chegaria correndo.
Pelo simples prazer de correr. Muitos anos depois, na faculdade, ele entrou para a equipe de atletismo. Mais tarde, esse jovem que ninguém esperava que  sobrevivesse, que diziam jamais voltaria a andar, muito menos correr, bateu o recorde mundial de velocidade em uma corrida de uma milha, no Madison Square Garden.
Seu nome: Glenn Cunningham
Não importa o que a vida tenha feito com você hoje você vai se levantar e vai correr mesmo contra todos os prognósticos contra você.
1.o nosso êxito precisa passar por um espírito determinado.
2.o nosso êxito precisa passar pelo caminho da oração.v 47.
Desta forma o cego prontamente começou a clamar:
“…Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!” (Mc.10.47)
Primeiramente necessitamos entender o significado do verbo clamar, verbo de origem latina clamare, que quer dizer proferir em voz alta, gritar, implorar.
Ele não se deixa intimidar pela força das circunstâncias ou pela oposição das massas, muito pelo contrário ao se sentir acuado pela multidão a sua volta para que parasse de clamar, grita mais alto, o seu brado é mais resistente a tentativa de calar sua voz, o que se pode notar no seguinte trecho deste texto de Marcos 10.48:
“…E muitos o repreendiam para que se calasse, ele, porém, gritava mais ainda…”
O seu clamor pode mudar a sua historia, pode mudar a historia da sua família.
O segredo do êxito deste homem é que havia um clamor no seu coração.
O pastor Paul Yonggi Cho perguntou a Billy Graham: "Se você tivesse oportunidade de dar três conselhos para o mundo, quais você daria?" Billy Graham respondeu: "Primeiro: Ore;  Segundo: Ore; e terceiro: Ore"
Salmos 55:17 De tarde, e de manhã, e ao meio-dia, orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz.
Salmos 102:17 e atender à oração do desamparado, e não desprezar a sua oração.
Salmos 116:1, 2 Amo ao SENHOR, porque ele ouviu a minha voz e a minha súplica. Porque inclinou para mim os seus ouvidos; portanto, invocá-lo-ei enquanto viver.
Isaías 30:19B Porque o povo habitará em Sião, em Jerusalém; não chorarás mais; certamente se compadecerá de ti, à voz do teu clamor e, ouvindo-a, te responderá.
Isaías 65:24 E será que antes que clamem eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei.
Jeremias 33:3 Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.
Hoje é noite de você clamar, gritar e ele ouvirá o seu clamor.

“Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.” (Mateus 7:8)
"O que o homem é, é sobre seus joelhos diante de Deus, e nada mais." (Robert Murray McCheyne)
1.o nosso êxito precisa passar por um espírito determinado.
2.o nosso êxito precisa passar pelo caminho da oração.v 47
3.o nosso êxito passa pelo caminho da fé.v 42
Jesus disse para aquele homem a tua fé te salvou...
A fé é um dos elementos principais na vida de uma pessoa; ela é o estandarte, a coroa que brilha na cabeça do cristão. Por isso Deus ordenou em sua palavra que o justo viva pela fé. “ O justo viverá pela fé”
1.sem fé é impossível agradar a Deus.
“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” Hebreus 11:6
2.Sem fé é impossível orar e obter resposta.
“E tudo quanto pedirdes a Deus em oração, crendo recebereis” Mateus 21:22
3.sem fé é impossível alcançar a salvação.
“Quem crê será salvo” Marcos 16:16 Uma pessoa só poderá ser salva pela fé em Jesus. “Porque é pela graça que sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem de obras para que ninguém se glorie” Efesios 2: 8 e 9.
Alcançamos a salvação pela fé em Jesus. Quem disse isso foi o próprio Deus. Tudo que existe no mundo diferente disso é mentira, é engano, é invenção de homens.
A fé que salva é a fé na pessoa certa- Jesus. “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo” Atos 16:31.
4.sem fé é impossível alcançar vitoria.
Todos que alcançaram vitórias no Velho e Novo testamentos o conseguiram pela fé
O segredo para uma vida de êxito.
Determinação.
Oração,clamor.
Fé.
4.Não fique encantado com a sua benção, mas com o doador da benção.v  52
...e seguia a Jesus pelo caminho.

 Pr.Matos








Tema: a igreja como corpo



Texto: Rm 12.4-8
Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,
Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.
De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;
Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;
Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.
Romanos 12:4-8
A palavra "igreja" traz à tona muitas imagens diferentes.
1. A igreja creche – É a igreja onde os crentes são bebês, crianças espirituais que não demonstram maturidade.
2. A igreja Apae – Esta é a igreja aonde os crentes com dez anos ainda tomam mamadeira. O crescimento é retardado.
3. A igreja desnutrida – Uma igreja que come apenas uma vez por semana fica desnutrida.
4. A igreja flácida – Uma igreja que come e dorme; come e não faz exercício torna-se flácida espiritualmente. Não tem músculos. Não tem resistência espiritual.
Maturidade não é conhecimento. Maturidade é vida, é caráter transformado à imagem de Cristo.
5. A igreja colônia de férias – O lugar onde gostamos de ir quando não temos uma coisa mais importante para fazer.
6.A igreja platéia – Um lugar aonde vamos para assistir o que acontece. Somos apenas platéia.
Assentamo-nos, assistimos e vamos embora sem nenhum envolvimento.
7. A igreja clube – Um lugar onde pagamos nossa cota, para que tenhamos um ambiente limpo, gostoso e confortável.
Lugar onde gostamos de ir com a família ter um tempo agradável e edificante.
Uma compreensão errada da igreja nos leva a uma vida errada.
Tem muitos que dizem eu não preciso de igreja para ser crente.
Amar a jesus sim mas igreja, não. ( como podemos amar a cabeça e odiar o corpo) ( amar o noivo e não gostar da noiva).
a igreja tem sido através de todos os séculos, desde c seu início, a mais poderosa força em prol do bem sobre a face da terra.
Tem sido uma luz no meio da escuridão tão densa, que pode ser sentida.
Ela tem sido sal dentro da sociedade, retardando o alastramento da corrupção moral e dando tempero e sabor à vida humana.

Bem, antes de olharmos particularmente para  a igreja como corpo de Cristo, quero que vejamos exatamente o que somos como igreja, observando várias metáforas que são dadas no Novo Testamento.
O que é uma metáfora?  É uma comparação em que um elemento, imita ou representa outro (sendo que os dois são essencialmente diferentes)
O Senhor comparou seus seguidores ao sal: “Vós sois o sal da terra” (Mt. 5:13). Eles não eram sal de verdade; estavam sendo comparados ao sal.
Algumas dessas metáforas vêm do Antigo Testamento
Três metáforas muito dominantes que o Novo Testamento usa para descrever a igreja, que também são metáforas do Antigo Testamento para descrever Israel, são estas: a noiva, a vinha e o rebanho.
Agora, cada uma dessas metáforas era uma designação do antigo testamento para descrever  Israel.
Israel era a noiva de Deus, a vinha de Deus e o rebanho de Deus.
Todas elas são repetidas no Novo Testamento. Somos a noiva de Cristo. Nós somos os ramos dos quais Ele é a videira. Nós também somos o seu rebanho do qual ele é o pastor.
Agora, quando chegamos ao Novo Testamento, Jesus aplica corajosamente essas mesmas metáforas para a igreja.
Ele enfatiza ainda mais fortemente o relacionamento pessoal. Deixe-me ilustrar isso.
-Em primeiro lugar, a metáfora do velho Testamento do casamento que Jesus nos aplica, dizendo que Ele é o noivo e nós somos o quê? A noiva. Ele diz: "Eu sou o noivo".
Você lembra nos evangelhos que, quando o noivo apareceu, o jejum tornou-se desnecessário. Vamos continuar com as festividades; O noivo está aqui.
Há quatro outras que são aludidos ao Antigo Testamento que Cristo também usa ou o Novo Testamento se aplica à igreja. Eles são estes:
- o povo de Deus também é um reino, um reino.
Com isso queremos dizer que um reino é uma esfera de leis. Um reino é um domínio onde alguém governa. Colossenses 1:13, Romanos 14:17,
Então, não só isso, mas outra metáfora em que somos designados no Novo Testamento:
- também somos uma família ou uma família.
Nós somos filhos de Deus e irmãos de Cristo, não somos? Nós somos herdeiros comuns de acordo com o capítulo 8 de Romanos, irmãos segundo o capítulo 2 de Hebreus.
Deus nos gerou de novo – ele nos colocou em sua família. Ele nos adotou.
Então, em terceiro lugar, não somos apenas um reino nesta pequena seção e uma família ou uma família;
-também somos um edifício. A igreja é um edifício.
Um edifício, aliás, não feito com as mãos, mas um edifício, no entanto.
Quem é a nosso fundamento? Paulo disse:
Porque ninguém pode colocar outro fundamento além do que está posto, o qual é Jesus Cristo!  I Co 3.11
-Então, em quarto lugar, somos um corpo, o corpo de Cristo.
Nesta metáfora em particular, observe , não tem absolutamente nenhuma equivalente no Velho Testamento.
As três primeiras possuem importantes equivalentes no Velho Testamento.
Esta não possui alusões no Antigo Testamento. O conceito não existe  no Antigo Testamento.
Então, esta é a nossa posição única em Cristo. Nós somos o corpo de Cristo. Isso é único. Não tem equivalente no Velho Testamento.
Esta é a nossa única identidade; nós somos o corpo de Cristo.
No Novo Testamento, o corpo humano tornou-se a imagem principal para representar a igreja.
1 Coríntios 12:27 
“Ora, VÓS sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular".
Também Colossenses 1:18 nos dizem
“E ele [Jesus Cristo] é a cabeça do corpo, da igreja..."
Além disso Efésios 1: 22-23 diz:
“E [Deus] colocou todas as coisas a seus [de Cristo] pés, e sobre todas as coisas constituiu como cabeça da igreja que é o seu [de Cristo] corpo…”
NÓS, todos os crentes juntos, compomos o corpo de Cristo.
A Palavra de Deus não diz que neste lugar há um corpo e em qual lugar há outro. Nem diz que esta denominação é um corpo, e a próxima seja outro.
O que diz é que "vós sois o corpo de Cristo”, a igreja.
A este “vós” eu pertenço, você pertence e geralmente todo crente nascido de novo pertence.
O que podemos aprender quando compreendemos a igreja como corpo.
1.Diversidade. v 4
“Porque assim como em um corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros tem a mesma função.
Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. 1 Coríntios 12:12
Como no corpo humano, a Igreja é composta de muitos membros.
Quem não conhece o principio da diversidade dentro da igreja, sem duvida terá muitos problemas.
Pois não respeitará a individualidade do seu irmão, tem crente pensa que todos tem que ser como ele.
Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
1 Coríntios 12:14
Eu preciso aprender que ninguém aqui é igual a mim, e nem deve ser.
Você já pensou se todos os crentes fossem igual a você.
Tem alguns que se a igreja fosse igual a ele, a igreja não existiria. ( Não ora, não contribui, não tem compromisso com o culto, não ler a bíblia).
Já pensou se todo corpo fosse mão,
1 Coríntios 12:17-20
Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.
E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo.
Nós precisamos aprender a conviver com o diferente.
Tem um que gosta de musica calma, outro gosta mais agitada.
Um gosta de calor o outro gosta de frio, um gosta de silencio o outro de barulho.
Você já imaginou se não entendermos o principio da diversidade, grandes problemas vamos ter.
Tem gente que diz eu não gosto da igreja, porque não tem isso ou aquilo.
A igreja não é feita para mim, é para nós.
Dentro da igreja cada um tem um dom diferente. Diversidade.
Princípio: A função do corpo ficaria prejudicada se todos fossem iguais!
*Imagine se todos os jogadores fossem "centro-avantes" (às vezes acontece!),
Se todos os empregados da firma fosse supervisores,
Se toda a tripulaçâo do aviâo fosse aero-mocas, ou pilotos
*Corpo físico: células diferentes, mas necesárias (nervos,  músculos, ossos, sangue, etc.
*Orquestra: se todos tocassem a mesma nota, ou pior, o mesmo instrumento.
1.Diversidade. v 4
2.Unidade.v 5
Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.
O que marcar o caráter dominante de um corpo é a sua unidade
Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.1 Coríntios 12:12
Agora, aqui, Paulo toma o corpo físico e ele diz, pessoal, você deve saber que um corpo físico deve ser um.
Você não pode pegar um corpo físico e colocar um braço aqui e uma perna lá e uma cabeça lá e um coração lá e dizer: "Agora corpo, vá fazer alguma coisa".
Você não pode dizer aos membros desconectados: " funcione."
Um corpo é uma unidade ou não existe. Deve ser um.
Paulo diz: "O corpo é um e tem muitos membros em funcionamento", o corpo físico.
Não posso dizer: "Minha mão não é tão talentosa, vou cortá-la e jogar fora."
Portanto, a essência de um corpo é a unidade, a unidade.
Nós somos um. "Então também é Cristo." Nós somos, amigos, um corpo. Cristo é a cabeça. Nós somos o corpo, todos os membros. Nós somos um.
Se nos separarmos, estamos mortos. Não podemos ser separados.
Funcionamos como uma unidade ou não funcionamos. Nós somos um.
Há a harmonia no corpo é saudável.  Todos os membros do Corpo são necessários! 
Deus provou isso, concedendo uma honra especial, um cuidado especial, aos membros considerados por alguns menos importantes. 
O Corpo é interdepente, não independe. 
Cada parte precisa do todo, e o todo precisa das partes. 
Novamente, o propósito é que haja união, cooperação, harmonia, e não divisão.
Percebemos esse princípio quando machucamos um membro menos importante do corpo . . . uma unha encravada torna todo o corpo miserável . . . uma dor de dente . . . de ouvido . . . conjuntivite . . 
 O FUNDAMENTO DA UNIDADE – efésios 4.4-6
Vejamos o que Paulo diz sobre o que gera essa unidade.
Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. Efésios 4:3-6
1.Um só corpo – Só existe uma igreja verdadeira, o corpo de Cristo, formada de judeus e gentios, a única família no céu e na terra.
Uma pessoa só começa a fazer parte desse corpo quando é convertida e batizada pelo Espírito nesse corpo.
Nenhuma igreja local ou denominação pode arrogar para si a pretenção de ser a única igreja verdadeira.
2.Um só Espírito – É o mesmo Espírito que habita na vida de cada crente.
3.Uma só Esperança – É a esperança da volta de Jesus para reinar com a sua igreja.
4.Um só Senhor – Este é o nosso Senhor Jesus Cristo que morreu por nós, vive por nós, e um dia virá para nós.
É difícil crer que dois crentes que dizem obedecer o mesmo Senhor sejam incapazes de andar juntos em unidade.
Alguém perguntou a Gandi, o lider espiritual da Índia: “Qual é o maior impedimento para o Cristianismo na Índia?”
Ele respondeu: “Os cristãos”. Confessar o senhorio de Cristo é um grande passo na direção da unidade entre o seu povo.
5.Uma só Fé – Esta fé tanto é o conteúdo da verdade em que cremos (Jd 3; 2 Tm 2:2), como é a nossa confiança pessoal em Cristo como Senhor e Salvador.
6.Um só Batismo – Este é o batismo pelo Espírito no corpo de Cristo.
7.Um só Deus e Pai – Deus é o Pai de toda a igreja tanto a terra como a do céu.
1) Deus é sobre todos – esta frase implica no domínio de Deus;
2) Deus age por meio de todos – esta frase implica na providência de Deus;
3) Deus está em todos – esta frase implica na presença de Deus         
Na última noite de sua vida, Jesus fez uma oração que permanece como uma fortaleza para todos os cristãos:
Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste!”. (João 17.20 e 21)
O escritor atentou para o fato de que Jesus não pediu que o Pai concedesse sucesso aos "seguidores do caminho", mas pediu que Deus os ajudasse a preservar o amor e a unidade entre eles.

O impressionante é que Ele não orou pelo sucesso, segurança ou felicidade deles. Ele orou pela sua unidade. Ele orou para que eles se amassem....
Jesus orou para que você e eu fossemos um. De todas as lições que podemos extrair deste versículo, não se esqueça da principal: A unidade é importante para Deus. Por quê?
Porque Jesus nos disse: “Todas as pessoas saberão que vocês são meus seguidores se amardes uns aos outros!”(João 13:35).
A unidade gera credibilidade.
Por isso ficar fora da comunhão da igreja é como entregar uma pessoa a Satanás. A comunhão da igreja nos protege.
1.Diversidade
2.Unidade.
3.Funcionalidade. v 6
De modo que, tendo diferentes dons
No corpo de Cristo cada membro tem uma função.
Temos vários dons. Nesta lista, os dons são dados pelo Pai. Em ICoríntios 12, os dons são dados pelo Espírito. Em Efésios 4, os dons são dados pelo Filho.
Os dons mencionados em Romanos 12.6-8 são divididos em duas categorias: dons de fala (profecia, ensino e exortação) e dons de serviço (servir, contribuir, liderança e mostrar misericórdia).
William Barclay diz que, no Novo Testamento, a profecia raramente tem a ver com a predição do futuro;
- O dom da profecia geralmente se refere à proclamação da Palavra de Deus.
Quando Paulo diz: “Se profecia, seja segundo a proporção da fé”, precisamos entender que “fé” aqui não é subjetiva, mas fé objetiva, ou seja, o conteúdo geral das Escrituras.
- O dom de ministério.  No grego diakonian“Se ministério, dediquemo-nos ao ministério...” (12.7a). Se a profecia envolve demonstrar o amor de Cristo aos homens pela pregação da Palavra;
a diakonia, “o dom de serviço”, implica demonstrar o amor de Cristo às pessoas por atos de serviço.
Quem tem esse dom é especialmente prestativo. Está sempre atento e disposto a ajudar e servir (Lc 10.40).
- O dom de ensino. “[...] ou o que ensina esmere-se no fazê-lo” (12.7b). a palavra grega é didaskon- Era a pessoa que instruía a igreja nas escrituras do antigo testamento e na doutrina dos apóstolos.
A mensagem de Cristo não deve ser apenas proclamada, mas também explicada. A grande comissão é ensinar. Mt 28.
Quem tem o dom de ensino apresenta propensão natural para o estudo.
Trata- -se do indivíduo que investe na pesquisa, que se deleita no exame da Palavra e se alegra em compartilhar com outros esse conhecimento.
Envolve a habilidade de aprofundar-se nas insondáveis riquezas do evangelho de Cristo e aclará-las em detalhes para a igreja (At 13.1; 15.35; 20.20; lTm2.2).
-“Na igreja de Antioquia havia profetas e mestres”: Atos 13:1
-Mas Paulo e Barnabé permaneceram em Antioquia, onde, com muitos outros ensinavam e pregavam a palavra do Senhor. Atos 15:35
- Vocês sabem que não deixei de pregar-lhes nada que fosse proveitoso, mas ensinei-lhes tudo publicamente e de casa em casa. Atos 20:20
-E as coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros. 2 Timóteo 2:2

- O dom de exortação. “ a capacidade de dar animo ao que estar desanimado , consolar o que estar triste.
O dom de exortação é a habilidade de estar do lado de outra pessoa para encorajá-la, fortalecê-la e consolá-la.
- O dom de contribuição. “[...] o que contribui, com liberalidade” (12.8b). O dom de contribuição é a habilidade especial de ofertar, repartir e compartilhar bens materiais com as pessoas em suas necessidades, na medida de suas posses e até acima delas (2Co 8.1-5).
Dar algo com a mão e o coração aberto.
- O dom de presidência. “[...] o que preside, com diligência” (12.8c). Deus habilita alguns membros do corpo a exercer a liderança, dando-lhes o dom da presidência.
Trata-se do dom de dirigir, liderar, controlar (lTs 5.12; IPe 5.2,3).
A palavra grega proistemi traz a ideia de ficar em pé diante de alguém. Liderar é ir adiante de alguém para guiar (Jo 10.27). O líder é aquele que inspira confiança nos outros.
- O dom de misericórdia. “[...] quem exerce misericórdia, com alegria” (12.8d). O dom de misericórdia é aquele que leva o cristão a envolver-se com os aflitos e socorrê- los em suas angústias, fazendo isso com espontaneidade e alegria. E o dom de consolo.
E lançar o coração na miséria do outro. É sofrer com o outro; é ter empatia (Lc 10.33- 35).
1 Pedro 4:10,11
Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.
Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.
Cada membro estar no corpo para funcionar, você tem uma função no corpo de cristo.
Quando um membro não cumpri a função para a qual existe é porque está doente.
A razão pela qual a igreja não avança é porque as pessoas não estão funcionando como o corpo.
O corpo tem a ideia de funcionalidade, quando um membro deixa de funcionar o corpo fica prejudicado.
Pense em um pé que não funciona, uma mão, um olho, os olhos etc.
Se todos nós cumpríssemos a função para a qual Deus nos designou que maravilha seria.
Você está cumprindo a sua função no corpo de cristo.
De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;
Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;
Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.

1.Diversidade
2.Unidade.
3.Funcionalidade.
4.Crescimento.
“Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Efésios 4.15).
Um membro que não cresce normalmente estar com problemas.
Uma igreja apae.
Hebreus 5:12-14
Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.
Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.
Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal
A igreja de Deus não é apenas uma multidão, mas um corpo bem coordenado, onde cada um exerce sua função e cresce em maturidade.
Efésios 4:11-16
E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.
A igreja existe para nutrir e treinar os crentes. Este é o ponto central da doutrina de Calvino sobre a igreja.

5.Submissao.
Efésios 1:22
“e sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e para ser cabeça sobre todas as coisas o deu à igreja”
Efésios 4:15-16
“antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça,
Efésios 5:23
“porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo.”
Colossenses 1:17 -18
“Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas; também ele é a cabeça do corpo, da igreja;
A cabeça é que dirige o corpo inteiro
Cristo é a cabeça do corpo a partir do qual toda a instrução vem, todo o poder do cérebro, toda a energia e todos os recursos para fazer com que cada parte do corpo funcione. A cabeça é a vida. Você pode cortar a mão eo braço, e a cabeça manterá a vida. Você pode cortar partes do corpo, e a vida ainda está lá.
Efésios 5:23 , Paulo disse: "Cristo é a cabeça da igreja".   Colossenses 1:18 , ele disse: "E é a cabeça do corpo, a igreja". Cristo é a cabeça. Isso parece um pensamento simples, mas algumas pessoas pensam que são a cabeça; eles fazem.
Um corpo, unidade, recebendo todos os recursos e todas as nossas forças e toda a nossa sabedoria e todas as nossas instruções da mesma cabeça.
O membro sempre recebe a orientação da cabeça, ele não faz o que deseja fazer.
Se tem alguém que sempre faz o que deseja, certamente este não é parte do corpo.
1.Diversidade
2.Unidade.
3.Funcionalidade.
4.Crescimento.
5.Submissao.
Hoje como corpo vamos participar do corpo de cristo.
Pr.Matos