domingo, 24 de maio de 2009

Não desista dos seus sonhos

Tema: Não desista dos seus sonhos
Texto: Js 14:6-15

Edmund Hillary foi um grande esportista da Nova Zelândia. Ele tinha um sonho ousado: escalar a montanha mais alta da terra, o monte Everest, com mais de 8.800 metros. Preparou-se, treinou e partiu para a sua inusitada empreitada em 1952. Contudo, não logrou êxito em sua tentativa. Seu sonho não se realizou. Tempos depois, foi con¬vidado para fazer uma palestra para um grupo de pessoas na Inglaterra.

Chegando ao grande auditório, percebeu que propositadamente, haviam colocado uma grande gravura do monte Everest na parede. Ao ver a imponência majestosa do quadro, abaixou a cabeça e dirigiu-se silencioso para a plataforma. Ao levantar-se para proferir o seu discurso, Hillary deixou por um momento os seletos ouvintes, dirigiu-se ao painel, olhou firmemente para a gravura do Monte Everest e disse: "Everest, tu me derrotaste da primeira vez, mas tu já cresceste tudo quanto podias crescer. Eu ainda estou crescendo. Da próxima vez, eu te vencerei."
Em 29 de maio de 1953, às 11h, apenas um ano depois, Edmund Hillary era o primeiro homem da história a chegar ao topo do Monte Everest. Em função disso, ele recebeu a mais alta condecoração oferecida pela Rainha da Inglaterra. Ele não desistiu do seu sonho. Ele não sepultou o seu sonho na cova da impossibilidade. Ele não lavrou um epitáfio para o seu sonho, quando enfrentou o primeiro fracasso, dizendo: "Aqui jaz o meu sonho".
É preciso sonhar e acreditar nos sonhos. Sem eles não haverá
conquistas, nem realizações. Porém, não adianta sonhar e não lutar para tornar os
sonhos realidade, para que eles se tornem reais é necessário despender toda a energia
possível na sua conquista

- Abraham Lincoln. Um homem que passou por inúmeras derrotas. Tentou o comércio e
faliu. Ingressou na política e só amontoava derrotas. Mas ele tinha um sonho e não desistiu.
Um Sonho político. A cada nova derrota as pessoas pensavam que ele iria desistir, que não
teria mais forças para tentar novamente, e ele, para espanto de todos, corrigia os erros das
campanhas anteriores e começava tudo outra vez. Investia em nova campanha confiante
que sairia vencedor. Foi assim em todos os mandatos que se elegeu, Ele não desistiu de seu
sonho nunca. Até que canditatou a Presidente da República dos EUA e venceu, sendo
reeleito posteriormente, tornando-se um dos maiores presidentes que aquele país já teve.

Martin Luther King. Também tinha um grande sonho.O sonho de liberdade, de igualdade
social e o fim da discriminação racial. É de Luther King um dos mais belos discursos cujo
título é: "I have a Dream" (eu tenho um sonho). Foi perseguido, maltratado. Teve a sua casa
queimada, na tentativa de fazê-lo desistir. Mas ele não desistiu do seu sonho. Na sua grande
luta saiu vitorioso. Somente interrompido pela morte. Foi assassinado por aqueles que
queriam acabar com o seu sonho

A presença dos sonhos transforma os miseráveis em reis, e a ausência dos sonhos transforma milionários em mendigos. A presença de sonhos faz de idosos, jovens, e a ausência de sonhos faz dos jovens, idosos.

Um dia uma criança chegou diante de um pensador e perguntou-lhe: “Que tamanho tem o universo?” Acariciando a cabeça da criança, ele olhou para o infinito e respondeu: “O universo tem o tamanho do seu mundo.”
Perturbada, ela novamente indagou: “Que tamanho tem o meu mundo?”
O pensador respondeu: “Tem o tamanho dos seus sonhos.”
calebe tem um sonho. Tem um hebrom para conquistar e ele não desisti do seu sonho. O que ele fez para não desistir dos seus sonhos.

1. Ele nunca perdeu a visão da promessa de Deus. V 9

Calebe representa cada um de nós hoje em dia. Recebemos a nossa promessa (seja ela da restauração do casamento, da cura de uma doença, do sucesso financeiro e profissional, da libertação e conversão de um ente querido, ou até mesmo de um chamado no coração de fazer obra de Deus, seja como pastor, obreiro, levita, etc.), e saímos para espiar a nossa terra.

Para marcarmos o nosso tempo como Calebe, nós não podemos perder a visão da promessa de Deus para a nossa vida. Quem não a perde nunca fica desanimado nem prostrado.
Toda promessa de Deus para a vida do homem passa pelo teste do tempo (Hc 2.3). Não porque Deus se esqueceu dela, de nós, ou porque o tempo é um empecilho para Deus agir, mas é simplesmente porque Deus usa o tempo como um instrumento de aperfeiçoamento, de cura, de perseverança em nossa vida para que a possamos recebê-la como bênçãos.

Nós precisamos de sonhos para viver. Imagino que enquanto atravessava o deserto por 45 anos, Calebe estava apegado a um sonho. Enquanto percorria o deserto ele dizia: Eu não vou morrer no deserto. O deserto não é a última configuração da minha vida. O deserto não tem a palavra final sobre mim. Eu tenho um sonho, este sonho se chama Hebrom, um dia eu vou pisar em Hebrom. O deserto é temporário, passa, é noite de choro, mas o choro passa e a alegria vem pela manhã.
E é esta convicção que faz com que Calebe passe pelo deserto. Ele tem algo lá no futuro, tem um sonho a realizar, uma esperança que o move

2. Ele foi perseverante em seguir ao Senhor . V 8
eu, porém, perseverei em seguir o SENHOR, meu Deus". (verso 8c)

O termo perseverar significa conservar-se firme e constante, persistir.
Já a expressão seguir tem o sentido de abandonar-se, entregar-se, submeter-se. E foi exatamente isto que fez Calebe diante do compromisso divino. Conservou-se firme, entregou-se e abandonou-se à promessa de Deus. (Rm. 5.4 - RA) nos diz que a perseverança produz experiência; e a experiência, esperança. A Bíblia nos ordena a perseverarmos em oração (Lc 18.1). Eis algumas referências sobre a questão da perseverança: Rm. 12.12 - alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração. Cl. 4:2 - Perseverai em oração, velando nela com ação de graças.
Porque perseverou, Calebe recebeu a hablitação de ter a terra em que pôs o pé para sempre. Esta palavra está sobre você, onde você colocar o pé, Deus vai te dar

3. Ele não deixou que o tempo roubasse sua vitalidade. V 11
Ele tem 85 anos, mas não perdeu sua força, seu animo, a alegria de batalhar.
O Diabo tem roubado a força de muitas pessoas. Ele veio matar,roubar e destruir.
Uma das virtudes que o crente não pode perder é alegria.
A alegria é muito mais do que nos sentirmos bem, ela fortalece nosso testemunho, melhora a nossa aparência, nossa saúde e a nossa qualidade de vida.A alegria nos deixa mais bonitos.A alegria nos deixa mais saudáveis.A alegria nos deixa mais fortes.A alegria nos deixa mais criativos.A alegria contagia as pessoas e muda o ambiente

4. Ele estava focalizado no Senhor.
Observe as X que aparece a palavra Senhor. V 6,7,8,9,10,12 e 13. Quem tem seu olhar voltado para o foco certo desfruta de segurança.
olhando para Jesus, autor e consumador da fé”, Hb 12: 2
A. Javé Jireh - O Senhor Proverá (Gn 22.13,14).B. Javé Nissi - O senhor é minha bandeira (Ex 17.15).C. Javé Shalom - O Senhor é paz (Jz 6.24).D. Javé Sabbaoth - O Senhor dos Exércitos (1Sm 1.3).E. Javé Maccadeshkem - O Senhor que te santifica (Ex 31.13).F. Javé Raah - O Senhor é o meu Pastor (Sl 23.1).G. Javé Tsidkenu - O Senhor justiça nossa (Jr 23.6).H. Javé El Gmolah - O Senhor Deus da recompensa (Jr 51.56).I. Javé Nakeh - O Senhor que fere (Ez 7.9).J. Javé Shammah - O Senhor que está presente (Ez 48.35

5. Ele estava disposto a lutar pelo seu sonho. 11-12
Quando chega o momento da distribuição da terra, todos chegaram como loucos querendo receber a melhor terra, a mais produtiva, a terra mais fácil de ser conquistada, qual é a terra mais mole. Todos estavam procurando o vale, a planície, todo mundo escolhendo a melhor terra.
Diz a Bíblia que aquela montanha era habitada pelos enaquins, os gigantes daquela época, os ancestrais de Golias, aqueles gigantes guerreiros. A lança de um deles pesava quatro quilos e meio. Guerreiros, gigantes, cidades fortificadas em cima da montanha. O povo de Israel tinha conquistado parte da terra, mas não tinha conquistado a montanha.
Agora, Calebe olha para Josué e diz: "...dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia;" Josué 14:12Em outras palavras: "Agora que não sobrou terra maravilhosa para mim, eu quero a montanha. Eu quero a terra dos gigantes. O Senhor disse que estará comigo. Eu subirei a montanha e derrotarei os gigantes." Aí está a figura maravilhosa de Calebe.
6. Ele caminhou debaixo da benção. V 13
Josué o abençoou.

Nenhum comentário: