domingo, 24 de maio de 2009

Tema: a importância da presença de Jesus na família.

Tema: a importância da presença de Jesus na família.
Texto: Lucas 19.1-10.
Ninguém tem duvida que hoje nós vivemos uma crise dentro da família, é a crise do marido, da esposa, dos filhos, dos irmãos. A família tem se tornado em um campo de batalha.
Há um esforço concentrado do inferno para desestabilizar e destruir a família.
A família está entrincheirada e cercada por inimigos que buscam com toda a fúria minar os seus fundamentos.
O casamento é questionado e ridicularizado, a fidelidade conjugal saiu fora de moda.
O homossexualismo é cada vez mais incentivado e aplaudido.
O adultério não causa mas espanto e nem repulsa.
O sexo antes do casamento é cada vez mais incentivado. A família esta moralmente doente e espiritualmente frágil.
Famílias doentes produzem uma sociedade doente, desequilibrada, sem valores e princípios.
A sociedade hoje é o reflexo, da estrutura familiar. Como também a igreja é reflexo da nossa conduta no nosso lar.( jovem que matou 15 pessoas e se suicidou).
Precisa ver qual é o fundamento no qual estamos edificando nossa familiar. Você só pode edificar sobre a rocha ou sobre a areia.
Precisamos trazer Jesus para o seio da família, ele precisa entrar em nossa casa, fazer parte do nosso ambiente familiar.

O texto lido é o relato da historia de um homem que permitiu que Jesus entrasse em sua casa, em sua família.( os pais de zaqueu tinha boas intenções em relação a ele, pois o seu nome no HB é Zacai e significa puro, reto.)
E assim como todas as famílias, a família de Zaqueu tinha um histórico, e certamente não era dos melhores. O que as pessoas não falavam as escondidas quando ele passava, sua esposa, seus filhos.
Pois o seu trabalho era desprezível pelos Judeus da sua época. O talmude classificava os publicanos como salteadores e assassinos e declara que para tais homens não a chance de arrependimento.
No entanto este homem foi alcançado pela graça do nosso Deus, Jesus entrou em sua casa e esta casa, esta família nunca mais foi a mesma.( ele que entrar hoje na sua casa).
O que podemos aprender com esta historia.
1.Há ausência de Jesus na família mostra uma família perdida e sem rumo. V 10.
Jesus nos mostra que antes que ele entre na família a situação da mesma é que estar perdida. Não há salvação nesta casa. Vida eterna.
- Jesus revela que a sua missão é buscar e salvar quem estar perdido.
- Uma família sem Jesus não tem valores absolutos. Não tem princípios.
- Não vive as promessas da palavra de Deus.
- Normalmente ele é modelada pelo que a sociedade estabelece como norma comportamental.
- São famílias que vivem em conflitos constantes, a figura paternal e maternal não exerce uma boa influencia sobre os filhos.
Por esta razão precisamos urgentemente que Jesus entre em nossa casa.
2. Por pior que seja o histórico da sua família, Jesus pode mudá-lo.
O seu passado de vida não é tão agradável, certamente as pessoas não o chamavam pelo seu nome, mas o publicano, o pecador v 7. o ladrão, o traidor.
Talvez você tenha vergonha do seu histórico de vida, talvez os seus antepassados não tiveram um histórico bonito.
Talvez o seu pai, sua mãe, foram pessoas ruins, desagradáveis, cometeram grandes pecados, foram rotulados por causas dos seus erros.
Mas Deus pode mudar este cenário de desordem e confusão. Jefté tinha um histórico desagradável, Jz 11.1 Era então Jefté, o gileadita, homem valoroso, porém filho duma prostituta.. mas foi este homem que entrou par a galeria dos heróis da fé.
- Raabe era uma prostituta, mas teve sua historia mudada. Ela se tornou a trisavô do rei Davi. Ela faz parte da genealogia de Jesus, Tiago cita Raabe ao lado de Abraao.
- Por pior que seja a sua família hoje Deus pode mudar, ele pode mudar seus filhos, seu esposo.
- maior é o poder do Senhor Jesus do que o seu passado, seu histórico. Não he pecados que o sangue de Jesus não possa limpa-lo.
- Eu profetizo grandes mudanças na sua família.
3. A família precisa acima de tudo não dos valores terrenos, mas dos valores eternos. V 2. zaqueu era rico. Tinha conforto, o que queria.
- Muitas famílias hoje tem muitas coisas, uma boa casa, um carro novo, uma boa renda, até um bom conceito na sociedade. Mas não tem paz, não tem alegria, não tem bons relacionamentos.
- O pai não consegue beijar a filha, não consegue abraçar o filho. Uma casa onde não há amor, paz, alegria, bons relacionamentos pode ser qualquer outra coisa menos uma família.
- a família precisa buscar os valores eternos. A maior herança que você pode deixar para os seus filhos é que eles sejam pessoas que realmente amem a Deus acima de tudo.
- nós só vamos buscar os verdadeiros valores da vida quando Jesus estar presente em nossa casa.
- Antes a vida de zaqueu girava em torno do ter, do possuir mais, agora com a presença de Jesus ele muda sua filosofia de vida. Ele não quer mais tirar do povo, ele quer é dar. Ele diz eu resolvo dar... v 8.
- ensine os verdadeiros valores a seus filhos, ensine eles a orar, a ler a bíblia. Porque será que hoje os jovens adolescentes não trás a bíblia pra igreja.
- você precisa conhecer mais a bíblia do que as novelas da globo.
- tem muitas pessoas que vem a igreja e conversam o tempo inteiro. Precisamos do primeiro amor.
4. Quando Jesus entra em nossa casa grandes coisas acontecem.
1. houve mudança na vida de Zaqueu, ARREPENDIMENTO.
2.houve salvação naquela casa.
3. passou a viver debaixo da promessa feita a Abraão. Gn 12.3
4. ele não esta mais perdido, foi achado pelo pai.

5. Jesus só entra na minha casa se eu permitir. V 6.
Zaqueu recebeu Jesus com alegria. Você pode ouvir tudo isso hoje a noite mas se você não tomar a decisão eu quero Jesus na minha casa, nada vai acontecer.
João 2.2 nos fala de uma família que convidou Jesus para sua casa.
- tem muitas famílias que um dia convidaram Jesus para sua casa, mas hoje ele não esta mais presente. Apoc 3.20

Nenhum comentário: